Com dois de Jesus, Brasil vence no Allianz Parque e tira Chile da Copa

O Brasil encerrou em grande estilo a sua participação nas Eliminatórias: com um gol de Paulinho e dois de Gabriel Jesus em sua volta ao Allianz Parque, venceu por 3 a 0 e deixou o Chile fora da Copa do Mundo de 2018.

A Seleção fez 41 pontos, sendo 32 nos 12 jogos com Tite (dez vitórias e dois empates). Com sete jogos a menos, o treinador pontuou mais do que todos os outros times da competição. Os chilenos terminaram em sexto: fizeram os mesmos 26 pontos do Peru, quinto colocado e qualificado para a repescagem, mas perderam no saldo de gols. Uruguai, Argentina e Colômbia também vão direto para a Rússia.

Tanto brasileiros, despreocupados e com a vaga assegurada há tempos, quanto chilenos, muito mais tensos, inflamaram a arena do Palmeiras assim que a bola rolou. Não por causa de um golaço de Neymar ou grande jogada de Valdivia – que teve desempenho tímido em seu retorno ao estádio do Palmeiras –, mas pelo gol que o Equador marcou diante da Argentina antes do primeiro minuto do jogo em Quito. Os “hermanos”, com aquele resultado, ficariam fora da Copa do Mundo.

O primeiro tempo do jogo em São Paulo foi bem morno, o que deixou o estádio silencioso em alguns momentos. O estreante Ederson só precisou trabalhar uma vez no primeiro tempo, defendendo um cabeceio de Vargas logo aos dois minutos.

Ao mesmo tempo em que o jogo não empolgava, o empate no Allianz Parque não caía mal a nenhuma das seleções. As atenções se voltaram aos avisos sonoros sobre o jogo da Argentina, que logo tornaram-se secundários, afinal não era noite para torcer contra Messi: ele virou o jogo no Equador sozinho e fez todos os gols da vitória por 3 a 1 que carimbou o passaporte de sua seleção.

A torcida brasileira precisava de um segundo tempo com gols para acordar. E foi o que aconteceu… O Brasil foi “Brasil de Tite”. Abriu a contagem aos nove minutos, com Paulinho aproveitando falha de Bravo após falta cobrada por Daniel Alves. Dois minutos depois, Coutinho fez linda jogada e serviu Neymar, que deu um gol de presente para Gabriel Jesus, no reencontro do camisa 9 com o estádio onde tudo começou.

Se marcassem um gol, os chilenos iriam para a repescagem. Desesperado, Bravo foi para o ataque num escanteio e abriu caminho para Jesus marcar mais um nos acréscimos, num contra-ataque mortal. Adeus, Chile…

FICHA TÉCNICA
BRASIL 3 X 0 CHILE
Local: Allianz Parque, São Paulo (SP)
Data-Hora: 10/10/2017 – 20h30
Árbitro: Roddy Zambrano (EQU)
Auxiliares: Christian Lescano (EQU) e Byron Romero (EQU)
Público/renda: 41.008 pagantes/R$ 15.118.391,02
Cartões amarelos: Philippe Coutinho e Neymar (BRA), Isla e Alexis Sánchez (CHI)
Cartões vermelhos:
Gols: Paulinho (9’/2ºT) (1-0), Gabriel Jesus (11’/2ºT) (2-0), Gabriel Jesus (47’/2ºT) (3-0),

BRASIL: Ederson; Daniel Alves, Marquinhos, Thiago Silva e Alex Sandro; Casemiro, Paulinho e Renato Augusto (Fernandinho, aos 36’/2ºT); Philippe Coutinho (Roberto Firmino, aos 41’/2ºT), Neymar (William, aos 39’/2ºT) e Gabriel Jesus. Técnico: Tite.

CHILE: Cláudio Bravo; Isla, Medel, Jara e Beausejour; Aránguiz (Pulgar, no intervalo) e Pablo Hernández (Paredes, aos 31’/2ºT); Fuenzalida (Puch, aos 17’/2º), Valdivia e Alex Sánchez; Vargas. Técnico: Juan Antonio Pizzi.

Lancenet

Sobre o autor